No último post relembrando os filmes do Universo Cinematográfico da Casa das Idéias, em Homem de Ferrohouve um gancho na cena pós-créditos para o novo filme da franquia que estrearia em 2011…

THOR

Neste filme começamos a assistir uma ambientação mais fantástica e mitológica nos filmes da Marvel, com a historia transitando entre a Terra e outra dimensão, mais precisamente no reino de Asgard. Lá, há muito tempo atrás, Odin liderou um grupo de guerreiros que derrotaram os Gigantes de Gelo de Jotunheim, comandados pelo Rei Laufey, que pretendia conquistar os 9 reinos, começando pela Terra.

No presente, Odin prepara a sua sucessão ao trono e seu filho Thor estava prestes a receber o comando de Asgard das mãos de seu pai, mas isso não acontece, pois quebrando um acordo de paz, os Gigantes de Gelo invadem o reino para recuperar uma caixa de gelo, que continha o seu poder e havia sido tomada durante a guerra no passado. Possuído pelo desejo de vingança,  o Deus do Trovão desobedece as ordens de seu pai e quase dá início a uma nova guerra entre os reinos. Ele viaja para Jotunheim com seu irmão Loki e mais alguns guerreiros: Sif, Volstagg, Fandral e Hogun e lá, iniciam um duelo que é interrompido por Odin. Furioso com o ocorrido, o rei retira os poderes de Thor e o expulsa, enviando o filho para a Terra, onde deverá viver como um mortal, acompanhado de seu martelo Mjölnir que agora é protegido por um encantamento para permitir que apenas os dignos possam empunhá-lo.

Laufey_and_Odin

Na Terra, Thor acaba conhecendo os cientistas Erik Selvig e Jane Foster. Selvig é quem encontra o Deus do Trovão no Novo México. Ele precisa recuperar seu martelo e o que acontece nesse período rende sequências engraçadas ao filme. Muitas das situações envolvendo a adaptação dele em um novo planeta são hilárias. Enquanto isso em Asgard, Loki, após descobrir que na verdade é filho de Laufey e que foi adotado por Odin depois da guerra, decide elaborar um plano para assumir o poder. Odin cai no profundo “Sono de Odin” e com o exílio de Thor, ele assume o trono como rei e oferece a Laufey a chance de matar o rei e enfim recuperar a caixa.

Frost Giant on the throne of Asgard

Os guerreiros que haviam ido para Jotunheim com Thor viajam até a terra com o intuito de buscar o Deus do Trovão e impedir que isso aconteça. Eles conseguem convencer  Heimdall , guardião do Bifröst (local por onde se viaja entre os mundos) para permitir a passagem para a Terra , mas Loki envia o Destruidor, um robô gigante, para aniquilar Thor e os demais.

Destroyer

Todos acabam levando a pior na luta e quando se oferece em sacrifício para que os outros possam se salvar, Thor recupera o controle de seu martelo e volta a ser digno de empunhá-lo, derrotando o Destruidor e voltando para Asgard. Antes, ele dá um beijo em Jane e promete voltar.

Natalie_Portman_Thor-600x344

Em Asgard, Loki havia planejado trair Odin mas acaba matando Laufey. Com isso, seu plano é revelado: destruir Jotunheim e provar ser digno do trono para seu pai por ter impedido a ameaça do inimigo. Thor retorna e eles lutam. Para prendê-lo no reino, ele destrói a ponte e eles quase caem no abismo. Odin acorda e intervém mas Loki cai de propósito. Pai e filho acabam fazendo as pazes e Thor reconhece que não é digno de assumir o trono, deixando a arrogância que o levou para o exílio de lado. Na Terra, Jane e Selvig buscam de toda forma encontrar uma maneira de abrir um portal para Asgard.

rs_1024x658-131029111002-gallery15

Assim termina este filme que contem cenas de ação, um bom roteiro e o humor característico do universo cinematográfico da Marvel, embora não seja uma unanimidade, talvez pelo ritmo um pouco mais lento em alguns momentos. Também é bom lembrar que além da participação de agentes de SHIELD, entre eles o agente Coulson, também vemos Clint Barton, o Gavião Arqueiro.

Na cena pós crédito, Selvig é recrutado por Nick Fury e está em uma instalação da SHIELD, para estudar um objeto que segundo ele, possui um poder incalculável. Loki, que aparece de forma invisível para Fury, ordena que o Dr. concorde e assim ele o faz. O desdobramento disso nós iríamos assistir em Vingadores.  Antes disso, voltaremos no tempo para conhecer a história de origem do primeiro Vingador: Capitão América.

Continua…